NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

24/11/2021

Parceria de sucesso entre a Difusão do CRID e a Secretaria Municipal de Educação.

Como Centro divulgador de ciência, o CRID possui um setor de Educação e Difusão do Conhecimento voltado à realização de atividades que refletem a abordagem multidisciplinar de suas pesquisas científicas para os públicos acadêmicos, geral e estudantes do ensino básico. Os projetos traduzem em uma linguagem simples os fenômenos inflamatórios, utilizando abordagens pedagógicas interativas e lúdicas.

Nessa perspectiva, o livro digital interativo, O Mistério do Sr. Gratus foi desenvolvido em 2018 fruto de uma parceria do CRID, StoryMax com o apoio do Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.  O gamebook digital permite essa interação onde o leitor jogador pode escolher diversas possibilidades de caminhos para o personagem principal e assim construir diferentes desfechos para a história, atuando assim como protagonista da história, o que difere da passividade de atividades tradicionais, tornando assim uma alternativa para se trabalhar temas como equilíbrio ecológico, evolução e inflamação e outros assuntos relacionados a ciência de modo ativo.

No segundo semestre de 2021, a Difusão do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto, parceria essa que resultou na produção de um modulo educativo que faz uso do livro digital interativo, O Mistério do Sr. Gratus, onde esse conteúdo alcançou mais de 2500 professores da rede pública de ensino.

SOBRE O JOGO, O MISTÉRIO DO SR. GRATUS.

O jogo retrata, o Sr. Gratus como um viajante do tempo que vem do futuro para alertar sobre os efeitos sistêmicos da ação humana sobre o planeta terra. O viajante é a própria mensagem: ele é um ser humano adaptado a viver em um mundo poluído, repleto de plásticos e totalmente modificado pelo aquecimento global. A personagem principal do jogo acompanha a jornada do Sr. Gratus, podendo optar dentro de uma árvore de tomada de decisão, nas quais suas escolhas impactam o final da história. O jogo trata a ação antrópica do homem no planeta terra, como uma síndrome inflamatória, e a resposta do planeta terra, como a resposta de um organismo que é constantemente “atacado”.

RESPONSÁVEIS PELO ROTEIRO E CONTEÚDO CIENTÍFICO DO JOGO

Os responsáveis pelo roteiro e conteúdo científico respectivamente são, o jornalista especialista em divulgação da ciência Carlos Orsi e a pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, em São Paulo, Natália Pasternak Taschner.

O jogo se encontra disponível nas principais plataformas para download tanto na versão para desktop quanto para dispositivos móveis.   

para mais informações, acessar o link: http://storymax.me/gratus.html

Assine nossa newsletter