14/09/2022

Pesquisadora do CRID recebe o prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida

Doutoranda em Biologia Celular e Molecular recebe prêmio de grande renome nacional e internacional

A doutoranda Keyla já coleciona uma série de conquistas em sua ainda breve carreira. Recentemente ela iniciou a divulgação de sua pesuquisa de doutorado, onde evidencia a existência de dois perfis de atvivação de inflamassoma em pacientes com COVID-19, que representam um grupo muito resistente e outro muito tolerante a infecção (ambos os cenários são prejudiciais ao hospedeiro). A pesquisa obteve bastante visibilidade na mídia nacional devido a relevância de seus achados. Neste mês de setembro, a pesquisadora foi honrada com o Prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida e nos contou um pouco sobre a sensação de ver o seu trabalho recebendo todo esse reconhecimento:

- "Eu me sinto honrada por ter recebido o prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida que é oferecido pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular em parceria com a Cytiva e que ocorre desde 1997, sendo esta a 25º edição do prêmio e possui um enorme peso nacional e internacional.
Durante a pandemia eu, Dr. Dario Zamboni e o Dr. Alexandre Fabro juntamos nossas expertises para entender o que tornava a COVID-19 mais severa que a influenza e porque estes pacientes estavam indo a óbito. Esses dados contribuem de forma significativa para o nosso entendimento da severidade da COVID-19. Neste prêmio concorrem vários estudantes dos países da América Latina, e ganhar esta honraria mostra a qualidade da ciência brasileira e o protagonismo da mulher na ciência (dos 5 finalistas, 4 eram mulheres). Este é para mim é um enorme estimulo que me incentiva a continuar na carreira cientifica, diante de tantos cortes e ataques a ciência brasileira."

O CRID parabeniza a pesquisadora pela conquista, bem como ao seu orientador, Dario Zamboni e a toda a equipe envolvida no desenvolvimento desta pesquisa.