NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

22/06/2022

Pesquisadores do CRID são premiados internacionalmente

     Não é nenhuma novidade dizer que a pesquisa desenvolvida nos laboratórios do CRID é de uma qualidade e relevância sem precedentes. Boas perguntas, experimentos bem desenhados e controlados e discussões coesas e pertinentes são elementos presente em todos os trabalhos produzidos aqui. Agrupamos um dos maiores e mais qualificados pesquisadores do Brasil e o impacto das publicações, visibilidade dos trabalhos e premiações são apenas consequência de um trabalho sério realizado com o intuito de alavancar a ciência brasileira e gerar conhecimento que direta ou indiretamente ajuda a melhorar a qualidade das pessoas, principalmente as que sofrem com doenças inflamatórias, como a Leishmaniose, sepse, doença de chagas, COVID-19 e entre outras. 

     Nas últimas semanas dois pesquisadores se destacaram em eventos internacionais do campo da Imunologia. O estudante de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada- IBA Guilherme Cesar Martelossi Cebinelli recebeu o prêmio de Melhor apresentação de pôster no 15th World Congress of Inflammation, com o trabalho “The mechanisms involved in differential responses and outcomes of identical mice to sepsis“, realizado sob orientação do Coordenador do CRID, o Prof. Dr. Fernando de Queiroz Cunha. O evento ocorreu entre os dias 5 a 8 de junho em Roma, Itália. 

 

MSc. Guilherme Cebinelli durante na seção de posters do 15th World Congress of Inflammation. Fonte: acervo pessoal do pesquisador.

     Já o pós-doutorando do CRID (e também docente substituto da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – FCFRP) Flávio Protásio Veras, supervisionado pelo Prof. Dr. Fernando Cunha, foi o vencedor do V Prêmio Jovem Pesquisador do Instituto Mérieux e do Instituto Latino Americano de Sepse. A honraria lhe foi concedida em virtude de todas as contribuições, ao longo de sua carreira, para a melhora no entendimento da fisiopatologia da Sepse. Também foi considerado pela comissão avaliadora dos institutos o projeto apresentado pelo Dr. Veras que visava entender mecanismos da resposta imune envolvidos na patogênese de infecções virais das vias respiratórias.  

 

Dr. Flávio Veras recebendo o V Prêmio Jovem Pesquisador do Instituto Mérieux e do Instituto Latino Americano de Sepse. Fonte: acervo pessoal do pesquisador. 

     O Dr. Flávio Protásio contou ao CRID um pouco sobre a sensação de alcançar tal feito: “A premiação foi um momento ímpar em minha carreira, pois me motivou a continuar os meus planos como cientista, bem como, buscar novos objetivos. Estou honrado por receber este prêmio, sobretudo por ter contribuído para o entendimento do vírus SARS-CoV-2 e a COVID-19. Além disso, colaborações na área de sepse também fazem parte da minha carreira. Um prêmio de caráter internacional como esse, fortalece a pesquisa brasileira e estimula outros jovens cientistas a continuarem fazendo pesquisa para desenvolver a nossa sociedade." 

     O CRID parabeniza o MSc. Guilherme Cebinelli e o Dr. Flávio Veras, pela conquista. Nossa parabenização se estende ao supervisor de ambos, o Dr. Fernando Cunha, que lidera um grupo referência mundial no estudo da Sepse e da Imunobiologia de neutrófilos, bem como a atuação destas células em diferentes patologias. Nos últimos anos, relevantes estudos, este âmbito, foram publicados pelo grupo e aqui destacamos aquelas de autoria dos nossos premiados do mês, o Journal of Leukocyte Biology publicado pelo MSc. Guilherme que evidencia o papel deletério de monócitos inflamatórios, recrutados da medula óssea via CCR2, na Sepse e, o Journal of Experimental Medicine publicado pelo Dr. Flávio, elucidando o papel também deletério das Armadilhas Extracelulares de Neutrófilos na patogênese da COVID-19. 

Por Samuel dos Santos Oliveira, Difusão CRID

Assine nossa newsletter