NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

23/06/2023

Pesquisadores do CRID seguem no ranking de principais cientistas brasileiros

O QUE É O RESEARCH.COM

A segunda edição do ranking realizado pela RESEARCH.COM conta com a classificação dos cientistas mais influentes em diversas áreas do conhecimento e países pelo mundo. De acordo com o próprio site, o ranking baseia-se em dados combinados de uma ampla gama de fontes de dados, incluindo OpenAlex e CrossRef. Os dados bibliométricos para a elaboração das métricas baseadas em citações foram adquiridos em 21 de dezembro de 2022. A posição no ranking é baseada no D-index de um cientista (Discipline H-index), que inclui exclusivamente publicações e métricas de citação para uma disciplina examinada.

Ainda de acordo com os redatores, o objetivo principal é garantir que apenas cientistas genuínos sejam incluídos no ranking e cada perfil é verificado manualmente e correlacionado com as publicações em uma variedade de fontes confiáveis. O objetivo final é inspirar novos cientistas possibilitando a exploração de onde os principais especialistas estão indo, fornecendo dados sobre suas publicações mais relevantes, suas áreas de foco e atuação. 

No ano de 2022, pesquisadores principais e colaboradores do CRID fizeram parte deste ranking e neste ano continuam compondo a lista de pesquisadores mais influentes no Brasil!


 

QUEM FORAM OS DESTAQUES DO CRID?

 

Fernando Queiroz Cunha

Professor Titular de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), pesquisador principal e coordenador do CRID. Conquistou posição de destaque, ficando em 1º lugar do campo da Imunologia e 2º lugar no campo da Medicina. 

Suas principais áreas de estudo são: Medicina Interna, Genes e Enzimas. Seus principais interesses científicos são em Imunologia, Citocinas, Inflamação, Farmacologia e Fator de necrose tumoral alfa e seu estudo de imunologia incorpora temas de hiperalgesia e quimiotaxia. 

Seu trabalho mais citado foi “The pivotal role of tumour necrosis factor α in the development of inflammatory hyperalgesia" publicado no British Journal of Pharmacology (1992) e de acordo com o site possui 958 citações. 

 

João Santana Silva

Professor Sênior da FMRP/USP, Especialista da Fiocruz, Pesquisador 1A do CNPq e pesquisador principal do CRID. Conquistou 3º lugar no campo da Imunologia e 14º em Medicina. 

As áreas de estudo pelas quais ele é mais conhecido são genes, sistema imunológico e medicina interna. João Santana da Silva passa grande parte do seu tempo pesquisando Imunologia, Quimiocina, Citocina, Trypanosoma cruzi e Sistema Imunológico. Atua nas áreas de Imunoparasitologia e Imunopatologia, com ênfase no controle da resposta imune em infecções por parasitas e aprofundando sobre os processos da imunidade inata e adaptativa.

Seu trabalho mais citado foi “A cascade of cytokines mediates mechanical inflammatory hypernociception in mice" publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (2005) e de acordo com o site possui 650 citações.

 

Thiago Mattar Cunha

Professor Associado da FMRP/USP e pesquisador principal do CRID, Thiago Cunha aparece em 12º lugar no campo de Imunologia. As áreas de estudo pelas quais ele é mais conhecido são: medicina Interna, inflamação e citocinas. Seus interesses científicos estão principalmente em Imunologia, Farmacologia, Inflamação, Hiperalgesia e Citocina.

Seu trabalho mais citado foi “A cascade of cytokines mediates mechanical inflammatory hypernociception in mice" publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (2005), realizado conjuntamente com o Prof. Dr. João Santana, e de acordo com o site possui 650 citações.

 

José Carlos Farias Alves Filho

Atualmente é Professor Associado da FMRP/USP, Membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental e da Sociedade Brasileira de Imunologia. Além disso, compõe o grupo de pesquisadores associados do CRID. No campo da Imunologia aparece em 16º lugar.

Suas principais áreas de estudo são: medicina Interna, sistema imunológico e citocinas. Seus interesses científicos estão principalmente em Imunologia, Sepse, Quimiotaxia, Disfunção de Órgãos e Inflamação. Todas as suas investigações de imunologia e interleucina 33, armadilhas extracelulares de neutrófilos, quimiocina, sistema imunológico e fator alfa de necrose tumoral são subcomponentes de todo o estudo de imunologia.

Seu estudo "SARS-CoV-2-triggered neutrophil extracellular traps mediate COVID-19 pathology" publicado no Journal of Experimental Medicine em 2020 foi citado 511 vezes. 

 

Helder Takashi Imoto Nakaya

Pesquisador principal do CRID e Albert Einstein, é pioneiro no uso de abordagens biológicas de sistemas para definir assinaturas moleculares que ajudam a prever a imunidade induzida pela vacina em humanos e conquistou 22º lugar no campo da Imunologia. Mais conhecido nas áreas de estudo: Genes, Sistema imunológico e Vírus, concentra-se em Imunologia, Virologia, Imunidade, Anticorpos e Vacinação. Seu estudo de imunologia normalmente vincula tópicos adjacentes, como células T citotóxicas.

Seu estudo “Defining CD8 + T cells that provide the proliferative burst after PD-1 therapy" publicado na revista Nature em 2016 apresentou 1137 citações!

 

Dario Simões Zamboni

Professor Titular da FMRP/USP e pesquisador associado do CRID, representou o campo da Microbiologia em 28º lugar. Foi citado pelos seus interesses científicos em imunologia, microbiologia, sistema imunológico inato, Legionella pneumophila e caspase 1. Sua pesquisa integra questões de fisiopatologia e morte celular programada em seu estudo de imunologia.

“Flagellin-deficient Legionella mutants evade caspase-1- and Naip5-mediated macrophage immunity" publicado na PLOS Pathogens em 2006 apresentou  557 citações.

 

O CRID parabeniza a todos pelas produções de alta qualidade e pelo reconhecimento, agradecemos pela contribuição e pela representatividade no âmbito nacional!

Assine nossa newsletter