15/07/2022

Prof. João Santana recebe alunos do Grau Técnico para visita à Fiocruz

Sabemos do papel crucial que a educação, ciência e tecnologia tem dentro de uma sociedade. No entanto, ainda se tem dificuldade em aproximar a comunidade como um todo e a universidade, neste sentido, é necessário que iniciativas com um intúito de mostrar de formas simples e didática que a Universidade é de todos e mostrar como a ciência que produzimos podem impactar na melhoria de qualidade de vida das pessoas devem ser estimuladas.

Na manhã de ontem, os alunos da disciplina de Parasitologia e Microbiologia do Curso técnico em enfermagem do Grau técnico Ribeirão Preto vieram conhecer a USP de Ribeirão Preto. Superando todas as estimativas, um grupo de mais de 40 alunos se concentrou em frente ao prédio central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP para que então fosse dado início a visita.

Alunos do colégio Grau Técnico Ribeirão Preto reunidos na escadaria do Prédio Central da FMRP.

Guiados pelo técnico de difusão científica do CRID Samuel Oliveira, os alunos pegaram o ônibus circular da USP em direção à Fiocruz. Chegando lá, eles foram recebidos pelo Professro Doutor João Santana e sua aluna de mestrado Rafaela.

Alunos da escola e Prof. João em frente a FIOCRUZ de Ribeirão Preto

O Prof. João guiou o alunos, passado pro praticamente todos os equipamentos do instituto, como o citômetro, os microscópios, biotério, salas de cultura e entre outros. Eles tiveram direito a uma imersão completa na pesquisa, conheceram as principais linhas de pesquisa, puderam ver patógenos ao microscópi, bem como biópsias de camundongos infectados com fungos, tiveram uma primeira noção de Biologia Molecular através das explicações sobre camundongos KO e genotipagem de camundongos por PCR e RFLP. Abaixo, segue alguns dos moentos registrados pelo CRID.

Por Samuel Oliveira, Difusão CRID.