20/07/2023

PROFESSOR DO CRID RECEBE MEDALHA DE MÉRITO NACIONAL

Na última quarta-feira, dia 12 de Julho, foi realizada cerimônia para entrega da Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, a pesquisadores e entidades brasileiras. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, conduzido pelo atual presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

SOBRE A MEDALHA

Criada em 16 de março de 1993 pelo decreto nº 772, a Ordem Nacional do Mérito Científico é uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

A medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico pode ser considerada a mais alta honraria concedida pelo poder público a personalidades nacionais e internacionais que contribuíram para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Essa cerimônia anual reuniu ministros, parlamentares, dirigentes de entidades educacionais e científicas, e reitores de universidades federais.

RECONHECIMENTO NO CRID

Neste ano, diversos foram os condecorados, mas dentre eles, destaca-se um dos pesquisadores principais e coordenador do CRID: o farmacólogo Fernando Queiroz Cunha (USP-RP). O Professor Doutor Fernando Cunha, é professor Titular de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) atuando na área de Imuno-farmacologia, com ênfase em Doenças Inflamatórias, em temas como: sepse, artrite reumatoide, mecanismos envolvidos em lesões tissulares, migração de leucócitos, resposta imune inata e citocinas.

Reconhecido internacionalmente por sua produção científica, o Professor é Membro daAcademia Mundial de Ciências (TWAS), Academia Brasileira de Ciência (ABC), Academia de Ciência do Estado de São Paulo e da Academia de Ciências de Ribeirão Preto (ACieRP). É membro, também, das seguintes Sociedades: da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Sociedade de Biologia Leucocitária dos Estados Unidos (SLB, na sigla em inglês).

Em 2023, o Professor Fernando Cunha foi o pesquisador mais citado na área de Imunologia no Brasil, o que ressalta sua relevância e impacto na comunidade científica. Embora não tenha conseguido comparecer presencialmente à cerimônia devido a questões de viagem, espera-se que em breve ele possa receber a medalha.

O CRID parabeniza o pesquisador pelo merecido reconhecimento e agradece por sua expressiva contribuição científica

REFERÊNCIAS:

"Farmacologistas recebem medalhas da Ordem do Mérito Científico pela contribuição à ciência e inovação." Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), 2023.  Disponível em: https://sbfte.org.br/farmacologistas-recebem-medalhas-da-ordem-do-merito-cientifico-pela-contribuicao-a-ciencia-e-inovacao/.

Portal UFPA. "Docente da UFPA recebe a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico." Universidade Federal do Pará (UFPA), 2023. Disponível em: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/14524-docente-da-ufpa-recebe-a-medalha-da-ordem-nacional-do-merito-cientifico/.

FAPESP. Fernando de Queiroz Cunha. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Disponível em: https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/31389/fernando-de-queiroz-cunha/.