05/12/2019

Projeto executado pelo CRID, Meninas nas Ciências, realiza oficina de robótica no Supera Parque de Inovação e Tecnologia

O projeto denominado “Menina na Ciência – Mulher Cientista” é executado pelo CRID com o apoio CNPQ no âmbito do programa Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação e tem como objetivo incentivar o ingresso e a permanência de meninas, jovens estudantes do ensino básico das escolas públicas, nas carreiras das Ciências Exatas e Tecnologias, áreas onde há baixo ingresso de estudantes do gênero feminino e os índices de abandono e desistência são elevados.

Cinco escolas públicas de Ribeirão Preto/SP participam do projeto Meninas nas Ciências, E. E Alberto Santos Dumont, E. E Cônego Barros, E. E Prof. Cid de Oliveira Leite, E.E Profa. Eugenia Vilhena Morais e E. E Otoniel Mota. As atividades são realizadas de forma integrada com os projetos que o CRID realiza com os estudantes dos ensinos fundamental e médio, sobre temas relevantes em tecnologia e saúde, por meio de oficinas de robótica, games educativos, ensino de ciências e imunologia, além de estimular as estudantes para participarem de olimpíadas de conhecimento, como a Olimpíada de Robótica - OBR.

Na última sexta feira, dia 29/10, as estudantes do projeto participaram da última oficina de 2019 no Supera Parque de Inovação e Tecnologia. A primeira parte da atividade abordou conhecimentos técnicos, como a montagem do robôs, lógica de programação de computadores e a utilização de sensores eletrônicos, além de  competências e habilidades necessárias para o trabalho em grupo, qualidades importantes para as equipes que desejam participar da OBR.

A segunda parte da aula consistiu em uma roda de conversa que teve como tema a importância de se existirem projetos como o “Menina na Ciência – Mulher Cientista” para o empoderamento das meninas nas Ciências Exatas. A baixa representação das mulheres nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, as causas desse fenômeno social e as  medidas possíveis para mudar esse cenário mude, foram algumas questões levantadas pelo grupo.

O objetivo desse momento da oficina foi oferecer para as estudantes uma oportunidade de reflexão sobre o que é ser menina, quais os papéis da mulher na sociedade e a possibilidade das mulheres atuarem nas mais diversas áreas do conhecimento.

As atividade do projeto serão retomadas em fevereiro de 2020 e envolveram mais oficinas de robótica preparatórias para a OBR, além de visitas a alguns laboratórios da USP de Ribeirão Preto, liderados por proeminentes pesquisadores da universidade.

Conheça mais sobre o projeto em: