31/05/2023

Projeto jovem imunologista desenvolve e-book: “COVID-19: Como nosso organismo reage, combate e se protege?”.

Durante a pandemia da COVID-19, com a grande velocidade de informações geradas e o desconhecimento acerca do vírus, muitas informações inautênticas foram disseminadas, gerando desinformação à população geral. Respondendo a essa demanda, o projeto Jovem Imunologista, existente desde 2013, desenvolveu um e-book com o intuito de combater fake news sobre a temática e contou com o apoio de alunas de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP), sob supervisão da Professora Doutora Beatriz Rosetti Ferreira.

O projeto, que inicialmente tinha o objetivo de levar conhecimento científico presencialmente nas escolas da rede pública de ensino, precisou se adaptar às limitações impostas pela pandemia e se reinventou, iniciando o processo de disseminação de conteúdo sobre imunologia pelas redes sociais. De acordo com a publicação, o e-book foi o agrupamento desses conteúdos produzidos nesse período, que foram postados com a finalidade de levar informações confiáveis para a população.

A equipe do CRID entrou em contato com algumas participantes do Jovem Imunologista para descrever melhor o processo de criação do e-book:

De acordo com Kethlen Palha Ferrari, uma das co-autoras do conteúdo e ex-integrante do projeto: “O e-book surgiu para compilar todos os conteúdos e servir como uma forma de divulgação de maneira agregada e não fragmentada como poderia acontecer pelo Instagram”.

“De forma conjunta tivemos a ideia de transformar nossos posts em um e-book [...] Então começamos o processo de revisar nossos posts, revisar a literatura científica e atualizar a parte escrita. Acho que isso durou cerca de um ano mais ou menos” - conta Layla Guimarães Santos, também ex aluna do projeto e co-autora do conteúdo

A aluna completa: “Com esse documento pronto e revisado, partimos então para a criação da identidade visual do e-book. Queríamos que ele fosse colorido, que chamasse a atenção e a disposição dos textos fosse bem fluida. Optamos por contratar uma empresa júnior, para valorizar o trabalho de outros estudantes também”

O escrito conta com 12 capítulos e se constitui como uma leitura fácil e interativa, abordando os principais pontos sobre a doença como: a atuação do vírus no organismo, transmissão e prevenção, sintomas e imunização.  O conteúdo é didático e possui linguagem acessível, no intuito de atingir o público jovem e alunos do ensino médio da rede pública. Dessa forma, se apresenta como uma boa ferramenta para o uso de professores em sala de aula.

A apropriação deste conhecimento promove autonomia para que jovens, educadores e a população em geral possam tomar decisões seguras, compartilhar informações de qualidade e seguirem as medidas propostas pelos órgãos de saúde com confiança.

O conteúdo está disponível gratuitamente para download e pode ser conferido pelo link: www. http://www.eerp.usp.br/caed/ebook/11/