20/11/2017

Projeto Jovem Imunologista explica funcionamento das alergias

O Projeto Jovem Imunologista realizou no dia 8 de novembro o quarto encontro do semestre com alunos de ensino médio da Escola Estadual Walter Ferreira. O tema da vez foram as alergias.

Os integrantes do grupo explicaram aos alunos as funções dos linfócitos T, B e dos mastócitos, que são as células envolvidas no processo alérgico, e também o mecanismo pelo qual a alergia acontece. De uma maneira bem interativa, os alunos viram exemplos dos alérgenos mais comuns e dos tipos, sinais e sintomas de processos alérgicos como rinite, bronquite, alergia a picada de insetos, alimentos e medicamentos. Eles observaram ainda uma demonstração do Prick Test, um teste cutâneo capaz de identificar os alérgenos aos quais uma pessoa pode ser sensível.

Ao final, eles participaram de uma dinâmica em grupos para representar as etapas do desenvolvimento da alergia utilizando massinha de modelar. Um representante de cada grupo ficou encarregado de explicar para os demais colegas as etapas representadas no desenho. Cada aluno também levou para casa um texto sobre a atividade e um caça-palavras relacionado ao tema.