30/10/2017

Terceira atividade do Jovem Imunologista aborda micro-organismos e vacinas

A equipe do Projeto Jovem Imunologista realizou no dia 25 de outubro a terceira atividade do segundo semestre na Escola Estadual Walter Ferreira. O encontro abordou micro-organismos e vacinas.

Os estudantes tiveram uma retrospectiva sobre micro-organismos patogênicos, não-patogênicos, onde se encontram e algumas doenças que são causadas por diferentes tipos de micro-organismos. Também foram abordados aspectos gerais sobre a resposta imune inata, resposta imune adaptativa e vacinação.

Em seguida, a equipe promoveu discussões sobre o surgimento das vacinas e as principais células responsáveis por induzir a resposta imune prolongada, como células T, células B, células apresentadas de antígeno, plasmócitos, células de memória e suas funções. A discussão abordou ainda como as vacinas são produzidas, que tipos existem, como elas são liberadas para utilização em seres humanos e quais compõem a carteira nacional de vacinação.

Ao final, os alunos participaram de uma atividade prática em grupos sobre as etapas da resposta imune e a formação da resposta de memória utilizando bexigas. Eles também receberam um texto com o resumo de tudo o que foi abordado durante a atividade.

Para saber na íntegra e ver mais fotos, acesse o blog Tira o Jaleco ou sua página do Facebook.