11/10/2023

Universidade de Oxford estabelece sua primeira sede fora do Reino Unido

A Universidade de Oxford está estabelecendo raízes no Brasil com a inauguração de sua primeira sede física fora do Reino Unido, conhecida como Oxford Latam Unit. Esta unidade tem um enfoque específico na América Latina e tem como principal objetivo impulsionar a educação, promover o desenvolvimento clínico e oferecer suporte à pesquisa científica na região.

A construção de sua sede no país está programada para ser concluída até o final do ano, até dezembro, mas o acordo está em movimentação desde 2021. Este avanço é o resultado de um acordo que vem sendo elaborado durante anos, quando inicialmente Oxford uniu forças com o Ministério da Saúde em uma parceria para o desenvolvimento da vacina AstraZeneca, que é produzida na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além do Ministério da Saúde, a empresa brasileira de pesquisa, Sail for Health, também está envolvida nessa colaboração, contribuindo significativamente de forma financeira para a entrada de Oxford no Brasil.

Os primeiros cursos já confirmados para a Oxford Latam Unit abrangem áreas de alta relevância, incluindo: pós-graduação em biotecnologia e desenvolvimentos de vacinas, vacinologia, desenvolvimento clínico e saúde global em vacinas. O início das aulas está previsto para o próximo ano.

No que diz respeito aos custos dos cursos, eles estão atualmente em fase de avaliação, mas a expectativa é que algumas bolsas de estudo sejam oferecidas para estudantes internacionais. Além disso, estão sendo realizados esforços para disponibilizar bolsas nacionais, conforme destacado pela Dra. Sue Ann Costa Clemens a uma entrevista concedida a revista Exame.

A Dr. Sue Ann liderou os testes com a vacina da AstraZeneca durante a pandemia, e por sua notória contribuição ganhou uma cadeira vitalícia da universidade britânica e contribuiu para a fundação da primeira sede da Universidade de Oxford fora do Reino Unido!

A iniciativa da Oxford Latam Unit promete ser um marco significativo na promoção da educação e do avanço científico na América Latina, principalmente no que diz respeito ao ambito da imunologia e farmacologia e mais informações devem ser divulgadas em breve.

REFERÊNCIAS:

Estadão. Universidade de Oxford terá primeira sede fora do Reino Unido no Brasil. Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/coluna-do-broad/universidade-de-oxford-tera-primeira-sede-fora-do-reino-unido-no-brasil/. Acesso em 11 de outubro de 2023.

Correio Braziliense. Brasil sediará 1ª unidade da Universidade de Oxford fora do Reino Unido. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/ensino-superior/2023/09/5127392-brasil-sediara-1-unidade-da-universidade-de-oxford-fora-do-reino-unido.html. Acesso em 11 de outubro de 2023.

Exame. Após a vacina, aula: Universidade de Oxford abrirá centro no Rio para cursos na área da saúde. Disponível em: https://exame.com/carreira/apos-a-vacina-a-aula-universidade-de-oxford-abrira-centro-no-rio-para-cursos-na-area-da-saude/. Acesso em 11 de outubro de 2023.