18/12/2015

Visita de Alunos ao Campus

Na última terça-feira, dia 01/12/2015, a equipe do projeto Jovem Imunologista teve o prazer de recepcionar mais um grupo de estudantes em visita ao Campus da USP em Ribeirão Preto. Nessa ocasião, recebemos os alunos do 8º ano do Centro Renascer COC de Sertãozinho.

A visita foi dividida em 2 etapas. Na etapa 1, abordamos o tema alergia, discutindo de forma simplificada o que é alergia, qual a relação do sistema imunológico com o desenvolvimento de alergia, e os diferentes tipos de alergia, como alergia alimentar, rinite, asma, alergia a medicamentos, alergia a picadas de insetos. Após essa conversa estimulante, realizamos uma atividade prática, com auxílio da equipe do projeto Jovem Imunologista, na qual os alunos puderam representar, com massas de modelar, a ativação de componentes do sistema imune que promovem o desenvolvimento das respostas alérgicas.

Na etapa 2, os alunos visitaram o prédio central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e conheceram alguns laboratórios de pesquisa na área de Imunologia.  Os alunos puderam ter noções básicas e conceituais sobre pesquisa científica, e também conhecer um pouco sobre temas/linhas de pesquisa relacionados a doenças infecciosas ou auto-imunes que são objeto de estudo na área de Imunologia e Inflamação em nosso Campus.

Com essa visita ao campus da USP-RP, concluímos as atividades do Projeto Jovem Imunologista em 2015, um projeto de Cultura e Extensão desenvolvido desde 2013 pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP), Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP) e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) em parceria com o CRID – Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias de Ribeirão Preto (CEPID-FAPESP).