NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

06/03/2018

Workshop and Symposium on CRISPR/Cas9

Para abordar uma metodologia considerada uma verdadeira revolução na genética, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e a Universidade de Michigan realizam entre os dias 24 e 26 de abril de 2018 em Ribeirão Preto o Workshop/Symposium on CRISPR-Cas9.

O sistema CRISPR-Cas foi revelado inicialmente como um sistema de resposta imune de bactérias e archea, constituindo um mecanismo de defesa contra agentes invasores como bacteriófagos e vírus, por meio da clivagem do DNA do patógeno invasor pela nuclease Cas. Esse conhecimento permitiu o desenvolvimento de metodologia de edição gênica baseada no sistema CRISPR-Cas9, cuja aplicação vem sendo realizada ou discutida em diferentes áreas, como na agricultura, na bioengenharia, na pesquisa básica biológica e com potencial uso no tratamento de doenças humanas.

O evento, que integra o Projeto Sprint/Fapesp em cooperação com a Universidade de Michigan, será uma oportunidade para discussão de conceitos gerais, aplicação, desafios e para troca de experiência entre os pesquisadores interessados na utilização dessa metodologia. Diversos especialistas nacionais e internacionais em edição gênica integram a programação, entre eles o diretor do Núcleo de Modelos Animais Transgênicos (Transgenic Animal Model Core) da Universidade de Michigan, Thom Saunders.

Workshop/Symposium on CRISPR-Cas9 conta com o apoio do Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Faepa). As vagas são limitadas.

 

Para mais informações acesse: https://crispr2018.wixsite.com/crispr2018

Assine nossa newsletter