OPORTUNIDADES

Título: Bolsa de Pós-Doutorado em Sensibilização Alérgica

Área de conhecimento: Medicina

Nº do processo FAPESP: 2017/21035-8

Título do projeto: Relação entre trabalho, sensibilização alérgica e asma: estudos longitudinais de caracterização e prevenção

Área de atuação: Sensibilização alérgica, probióticos

Pesquisador principal: Prof. Dr. Elcio dos Santos Oliveira Vianna

Unidade/Instituição: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP – Ribeirão Preto

Data limite para inscrições: 10 de junho de 2019

Resumo:

Estudo multicêntrico de nosso grupo revelou prevalência aumentada de sensibilização alérgica em estudantes e trabalhadores universitários que manipulam animais de laboratório. Esta sensibilização ocupacional associou-se à maior prevalência de asma, rinite e eczema.

Descreve-se aumento da prevalência de alergia e asma nas últimas décadas em crianças e na população geral. Estudos e teorias indicam a falta de contato com micro-organismos como responsável por esse aumento de prevalência – teoria da higiene.

Probióticos são micro-organismos vivos que, quando administrados em quantidade adequada, conferem benefício e tem papel na imunomodulação. Seu emprego já se tornou recomendado na gestação, amamentação e para crianças quando há risco elevado de alergia.

Propomos um conjunto de estudos nacionais, multicêntricos e multidisciplinares com a hipótese principal de haver efeito dos probióticos na prevenção de doenças alérgicas, asma, doenças periodontais, distúrbios nutricionais e alterações do hábito intestinal. Planejamos amostra populacional de estudantes e funcionários universitários cujo risco para doenças alérgicas relacionadas ao trabalho seja elevado.

Os projetos associados visam complementar a avaliação de efeitos dos probióticos em condições potencialmente responsivas a esse tratamento; visam propor mecanismos de ação, em estudo clínico e experimental; e, finalmente, permitirão o controle de qualidade dos estudos principais. A proposta é inovadora, planejada em consonância com as dificuldades inerentes à pesquisa clínica e visa um aproveitamento ótimo dos recursos humanos e financeiros.

Os resultados esperados incluem uma abordagem de baixo custo para a profilaxia de doenças prevalentes, crônicas, incuráveis e associadas a morbimortalidade relevante.

Favor atualizar currículo na Plataforma Lattes, enviar por email carta de interesse, número ORCID e 2 cartas de recomendação para o Prof. Elcio Vianna até 10 de junho de 2019 (evianna@fmrp.usp.br).

O anúncio da vaga também pode ser encontrado neste link.