CRID

MENU CRID

Sobre o Crid

As doenças inflamatórias constituem um grupo complexo e heterogêneo de doenças que afetam mais de 10% da população mundial. As alternativas de tratamento disponíveis atualmente são limitadas e, em alguns casos, ineficazes, considerando que ainda se carece de informações sobre os mecanismos subjacentes do processo inflamatório e a fisiopatologia das doenças inflamatórias.

O Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID, da sigla em inglês Center for Research in Inflammatory Diseases) foi criado com o objetivo de produzir pesquisa científica integrativa e translacional para identificar e validar novas rotas biológicas envolvidas na indução e na resolução da inflamação. Para tanto, conta com a experiência de pesquisadores de vários campos das Ciências Biomédicas ligados à pesquisa básica (genética, biologia molecular e celular, imunologia, farmacologia e patologia) e à pesquisa clínica (reumatologia, imunologia, infectologia e dermatologia), além de pesquisadores da área de bioinformática.

O objetivo específico do Centro é avançar o conhecimento sobre doenças inflamatórias (infecciosa, auto imune e relacionadas ao sistema cardiovascular) para reconhecer e compreender os mecanismos moleculares, imunológicos, patológicos e farmacológicos envolvidos; identificar novos alvos biológicos para o desenvolvimento de ferramentas terapêuticas farmacológicas; pesquisar possíveis marcadores diagnósticos e indicações prognósticas; e aplicar os novos conhecimentos para projetar e sintetizar moléculas voltadas ao tratamento de doenças inflamatórias.

Para saber mais, veja abaixo a entrevista do Coordenador do CRID Fernando de Queiroz Cunha concedida ao Jornal da USP.

 

Assine nossa newsletter