NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

07/10/2021

Academia Brasileira de Ciências homenageia Sérgio Ferreira com Episódio da série “Ciência Gera Desenvolvimento”

Sérgio Ferreira, importante pesquisador brasileiro, faz parte da história do CRID sendo considerado um dos precursores do Centro de pesquisa em doenças inflamatórias.

Academia Brasileira de Ciências  homenageia Sérgio Ferreira no oitavo episódio da série “Ciência Gera Desenvolvimento”

 

Descrição do vídeo: Na década de 1960, Sérgio Henrique Ferreira, médico e pesquisador formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, foi o responsável pela descoberta que mudaria a qualidade de vida da população hipertensa mundial. Estudando os efeitos do veneno da serpente jararaca, o cientista identificou o fator de potencialização da bradicinina (BPF, na sigla em inglês), que seria precursor do captopril, medicamento anti-hipertensivo potente e utilizado até hoje em todo o mundo para controle da pressão alta.

Sérgio Ferreira atuou ainda na pesquisa de fármacos como a aspirina e a dipirona, e colecionou inúmeros títulos e distinções ao longo de sua carreira. Além de membro da própria ABC, ele chegou a presidir a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e foi ganhador dos prêmios internacionais Ciba Award For Hypertension Research, concedido pela American Heart Association, e o Scientific Merit Award, da Interamerican Society for Clinical Pharmacology and Therapeutics, entre muitos outros reconhecimentos.

Viu só como o investimento em ciência gera saúde para o país e para o mundo? Ciência gera desenvolvimento.

Compartilhe essa ideia! www.cienciageradesenvolvimento.com.br

Assine nossa newsletter