NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

01/07/2021

Coordenador do CRID, Prof. Fernando de Queiroz Cunha recebe medalha Armando Salles de Oliveira

A condecoração homenageia pessoas, entidades e organizações que contribuem para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP. O coordenador do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) receberá a honraria por estudos sobre o papel da resposta inflamatória contra infecções como potencial biomarcador de doenças e implicações da lesão tecidual induzida pela infecção por Sars-CoV-2.

Quando questionado em relação ao sentimento de ser homenageado com a mais alta honraria concedida pela USP em reconhecimento à sua contribuição para a ciência, Fernando de Queiroz Cunha ressaltou que a medalha não é somente dele. “Ela pertence a todos os Cridianos que trabalham para entender a imunopatologia da COVID-19, sendo que a partir dos últimos meses também para desenvolver novos medicamentos para tratamento dessa doença. Trabalho este que foi realizado mesmo sem os pesquisadores serem vacinados no momento correto” completou o docente, lembrando o fatídico caso da demora da vacinação dos cientistas atuantes na linha de frente na pandemia no município de Ribeirão Preto. 

O CRID tem como objetivo avançar no conhecimento sobre doenças inflamatórias para compreender os mecanismos moleculares, imunológicos, patológicos e farmacológicos envolvidos, identificando novos alvos biológicos para o desenvolvimento de ferramentas terapêuticas farmacológicas. Tais conhecimentos podem tornar possíveis a descoberta de marcadores diagnósticos e indicações prognósticas e a aplicação para projetar e sintetizar moléculas voltadas ao tratamento de doenças inflamatórias. Desse modo, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias tornou-se importante no Brasil nos estudos sobre o Sars-CoV-2 e a CODIV-19, o que culminou na condecoração do seu coordenador, Fernando de Queiroz Cunha.


Assine nossa newsletter