NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

28/04/2021

COVID-19, e agora? Processos fisiopatológicos e alternativas terapêuticas


A doença por coronavírus de 2019 (COVID-19), causada pelo coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), afetou milhões de pessoas em todo o mundo, deflagrando um esforço conjunto da comunidade científica para compreender sua fisiopatologia.
O reflexo dessa mobilização é o avanço no estado da arte em uma velocidade surpreendente: com o conhecimento acumulado até aqui já é possível compreender com mais clareza os aspectos envolvidos nas respostas imunes inata e adaptativa geradas pela infecção da SARS-CoV-2, o que deriva no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.

A descrição do processo fisiopatológico da COVID 19 e o racional de tratamentos que estão sendo utilizados, podem ser compreendidos com apoio do vídeo: "COVID-19, e agora?".

O material reflete a difusão científica da pesquisa desenvolvida por Maira Nilson Benatti, Letícia Pastorelli Bonjorno e Maira Isabel Fernandes Lopes, médicas atuantes no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) e vinculadas ao Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID-FMRP/USP). 

 

Assine nossa newsletter