NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

02/02/2024

CRID CULTURAL

Assim como os filmes, os livros podem auxiliar a ilustrar realidades desconhecidas, proporcionando insights e compreensão sobre doenças complexas, eu seu aspecto físico e mental. Ao retratar experiências humanas, principalmente do ponto de vista do narrador, eles também são capazes de gerar empatia e promover conscientização.

Para o CRID Cultural dessa semana, selecionamos 3 livros que tem como tema central importantes doenças, confira: 


 

Por que não eu?: Histórias de pessoas diagnosticadas com esclerose múltipla

Formato: E-book Kindle

Autora: Fátima Robustelli

Sinopse: A esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica autoimune e potencialmente debilitante, ou seja, o sistema nervoso imunológico ataca a si próprio, agredindo e destruindo a mielina, uma camada protetora que reveste os nervos. Quando ela desaparece ou sofre lesões, é substituída por cicatrizes, também chamadas de tecidos “escleróticos”, assim, as mensagens não são recebidas e isso acontece em vários pontos do sistema nervoso, por isso é chamada de esclerose múltipla.

Conviver com a EM causa diversas dificuldades, principalmente por causa da imprevisibilidade da doença, que traz surtos, constantes ou não, os quais possuem potencial de debilitar permanentemente os pacientes, ocasionando implicações muitas vezes negativas. Este livro-reportagem aborda as dificuldades enfrentadas por seis pessoas com o diagnóstico. Cada história traz uma nuance única sobre a descoberta, tratamentos, enfrentamentos e aprendizados.


Sugar Blues: O Gosto Amargo do Açúcar

Formato: E-book ou Capa comum

Autor: William Dufty 

Sinopse: Sugar Blues originalmente nome de um lamento dos negros americanos do início do século e utilizado aqui, com rara propriedade, para definir toda gama de distúrbios físicos e mentais causados pelo consumo da sacarose refinada, comumente chamada açúcar, - é um relato detalhado das circunstâncias escusas que permitiram a ascensão do açúcar da categoria de droga rara e de alto custo, como o ópio, a morfina e a heroína, a sustentáculo da dieta do homem moderno.


Meninas que Adestram Lobos

Formato: Capa comum 

Autora: Mara Chan

Sinopse: Este livro aborda situações em que vivem as pessoas que sofrem de uma doença crônica e autoimune chamada Lúpus. Noventa por cento dos atingidos são mulheres. Mulheres que de repente se depararam com uma transformação em suas vidas, sem muitas vezes receberem informações e atenção exata no momento em que mais precisam. Mulheres que assim como eu, em algum momento da minha vida, tenho sentido como se houvessem me empurrado para dentro de um trem, rumo à uma viagem desconhecida, sem direito a uma passagem de volta. Mulheres frágeis, sensíveis e delicadas. Sinceras e transparentes ao ponto de não saberem esconder seus medos, lágrimas e incertezas perante um mundo que não as compreendem. Mulheres ousadas para lutar, mesmo com a fragilidade de meninas.


*Sinopses replicadas do site Amazon.

Assine nossa newsletter