08/07/2021

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

Em 8 de julho, comemora-se o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. Embora sejam comemoradas na mesma data, a diferença é que o Dia da Ciência foi sancionado em 2001, pela lei nº 10.221 e o Dia do Pesquisador Científico em 2008, pela lei nº 11.807. O dia 8 de julho foi escolhido em homenagem à data da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu em 1948.

Nós não poderíamos deixar passar em branco este dia tão significativo, principalmente em tempos em que, mais do que nunca, precisamos valorizar a ciência e o pesquisador. É fundamental reforçarmos a importância de dar visibilidade às produções científicas do país e divulgar esse conhecimento para a sociedade em geral, pois contamos com um excelente time de cientistas que contribuem diariamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e social tanto no âmbito nacional quanto internacional e em diversas áreas do conhecimento.

Desse modo, convidamos alguns daqueles que sabem bem o quão desafiador é fazer ciência no Brasil para nos brindar com seus relatos, sob diferentes perspectivas, da iniciação científica ao pós-doutorado aqui no CRID, o caminho trilhado pelos cientistas em estágios diversos da carreira.

Iniciação científica: Gabrielle Adriani Melo Marcelino

Graduanda em Ciências Biomédicas - FMRP/USP. Realiza iniciação científica no Laboratório de Pesquisa em Doenças Metabólicas (LPDM).

“No início da nossa trajetória em laboratório, sentimos medo de falhar, medo de não conseguir realizar seus projetos, medo de não conseguir colaborar para a pesquisa e para a ciência. No entanto, depois de errar e aprender com nossos erros, entendemos o que é fazer Ciência: não é fácil, você vai errar e nem sempre seus resultados serão o que você espera, mas apesar de tudo isso, você aprende que tudo o que você fez colaborou para ciência, cada experimento, cada estudo, tudo contribui para a evolução da pesquisa e para descobertas que vão impactar o mundo!”

Mestranda: Amanda Passos

Farmacêutica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestranda pelo programa de pós-graduação em farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP/USP. Atua no Laboratório de Pesquisa em Doenças Metabólicas (LPDM).

"Sempre que estudo sobre pensamento científico, percebo que os textos destacam que um bom cientista é aquele que reconhece e divulga as limitações do seu estudo... Pensando sobre isso, e levando em conta que estamos passando por tempos difíceis de pandemia, eu acrescentaria às limitações do meu estudo o negacionismo da sociedade. Para combater o negacionismo diria que investir cada vez mais em estratégias de comunicação científica ajudará na aproximação entre a ciência e a população que pouco entende sobre o que é feito dentro da academia.”

Doutorando:  Tiago Tomazini Gonçalves

Farmacêutico e Doutorando pelo programa de pós graduação em Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp - FCM - Unicamp/Campinas. Atua no Laboratório de Pesquisa em Doenças Metabólicas (LPDM).

"Em tempos tão difíceis e obscuros o pesquisador é luz e esperança de dias melhores. Portanto, não queira apenas os produtos da ciência, queira o pesquisador, acredite e invista em pesquisa e na ciência brasileira”

Pós doc: Ester de Andrade Barreto

Farmacêutica, Mestre em Biociências pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Fiocruz. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no CRID e atua no Laboratório de Pesquisa em Doenças Metabólicas (LPDM).

Acredito que o principal desafio de fazer ciência no Brasil como pós-doc é saber se reinventar. O caminho pré-estabelecido já foi trilhado e precisamos estar com a mente aberta para perceber novas possibilidades”

Em nome dos pesquisadores Gabrielle, Amanda, Tiago e Ester, nós desejamos um feliz dia da Ciência e do Pesquisador a todos os cientistas e a todas as cientistas do CRID e do Brasil.