24/06/2019

INFLAMMA V reuniu importantes pesquisadores para debater os estudos mais recentes no campo das doenças inflamatórias.

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros participaram da quinta edição do International Symposium on Inflammatory Diseases, o INFLAMMA V, entre os dias 12 e 14 de junho na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP). O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Inflamação (SBIn) e pelo Center For Research Inflammatory Diseases (CRID) e teve como objetivo discutir o que há de mais recente no campo da pesquisa em doenças inflamatórias.

Estiveram presentes no simpósio cerca de 250 pesquisadores e as sessões de pôsteres contaram com 110 trabalhos, sendo que seis deles foram selecionados para apresentação em short talks por se destacarem em termos de qualidade. Todos os trabalhos submetidos no INFLAMMA V puderam competir pelo Prêmio Pensabio, no valor de R$ 2.000,00 em produtos da empresa parceria que nomeou o prêmio, a Pensabio Biotecnologia. O trabalho premiado foi do pesquisador do CRID, David Cólon, cuja a pesquisa teve como objetivo investigar o papel das Redes extracelulares de DNA liberadas por neutrófilos (NETs, do inglês Neutrophil Extracelular Traps) na fisiopatologia da sepse pediátrica.

Entre os palestrantes, oito eram internacionais de centros de pesquisa como University of Glasgow (Reino Unido), University of Pittsburgh (Estados Unidos) University of Laval (Canadá), Griffith University (Australia) e University of Orleans (França).

A próxima edição do INFLAMMA será realizada em 2020 em São Paulo – SP.
Mais informações: symposiumcrid.fmrp.usp.br.