NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

29/03/2024

Nova tecnologia capaz de detectar leptospirose no início é desenvolvida pelo Instituto Butantan

Nova tecnologia capaz de detectar leptospirose no início é desenvolvida pelo Instituto Butantan 

 

O teste convencional utilizado até então só identificava anticorpos quando a infecção já estava avançada, prejudicando o prognóstico e o tratamento. 

 

A inovação em questão se trata de uma proteína quimérica que se mostrou superior ao teste padrão atualmente recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sendo considerada uma doença negligenciada e subnotificada, a leptospirose atinge por ano a marca de 500 mil novos casos, com taxas de mortalidade oscilando de 10% a 70% em casos mais graves. Dito isso, ainda em fase inicial, a nova descoberta detectou a doença em mais de 70% dos pacientes que tinham obtido falso negativo nos primeiros dias de sintomas. 

 

Um pouco sobre a doença

Transmitida por bactérias do gênero Leptospira, a leptospirose é uma doença que ocorre tanto em humanos como em animais. A contaminação de pessoas é mais comum em épocas de chuva intensa e enchentes, por meio do contato com a urina de ratos infectados.

De difícil diagnóstico, a doença provoca sintomas inespecíficos que se assemelham à gripe ou dengue, como febre, calafrios, dor de cabeça e dor no corpo.

A leptospirose pode evoluir para a forma grave em 5% a 15% dos casos e afetar diferentes órgãos, principalmente fígado e rins. Mais raramente, pode ocorrer uma síndrome de hemorragia pulmonar, com taxa de letalidade superior a 50%.

 

A rChi2

Criado pelo grupo da pesquisadora Ana Lúcia Tabet  Oller Nascimento, do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Butantan, o teste utiliza uma proteína quimérica recombinante e sintética, denominada rChi2. Ela é composta por fragmentos das 10 principais proteínas de superfície da bactéria Leptospira - as que o sistema imunológico detecta mais rápido durante uma infecção. 

 

A rChi2 foi purificada e testada em diagnóstico sorológico do tipo ELISA, que avalia a presença de anticorpos no soro de pacientes por meio da reação com antígenos. A proteína foi reconhecida por anticorpos tanto no início da doença, quando o teste padrão deu negativo, como na fase de recuperação, em 75% e 82% das amostras. O novo diagnóstico também mostrou  99% de especificidade, não apresentando reação cruzada com outras doenças infecciosas como dengue, malária, HIV e Doenças de Chagas – ou seja, ele detecta especificamente os anticorpos contra leptospirose.

Obstáculos do teste clássico

No teste clássico, o soro do paciente é colocado em contato com Leptospiras vivas que se aglutinam na presença de anticorpos, indicando um resultado positivo. Só que demora mais de 10 dias para o paciente produzir esses anticorpos aglutinantes, dificultando a identificação precoce da doença. 

 

Além disso, a complexidade do teste, por exigir uma grande coleção de bactérias Leptospiras vivas e uma habilidade significativa dos técnicos indicam obstáculos na execução deste teste, o MAT, sendo realizado apenas em laboratórios de referência, reduzindo o acesso a ele. 

 

Próximos passos 

Futuramente, os passos seriam desenvolver teste rápido (semelhante ao da Covid-19), utilizando a proteína quimérica. Nesse caso, em vez de secreção nasal seria utilizado urina ou sangue. 


 

Assine nossa newsletter