17/08/2021

O que o lattes não te conta? EPISÓDIO 1: "MUDANÇAS" - com Dra. Juliana da Costa Silva.

O Currículo Lattes tornou-se o principal registro nacional das atividades desenvolvidas por estudantes e pesquisadores do Brasil e é hoje adotado como registro pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por tanto, é de fundamental importância mantê-lo atualizado.

Se você é do meio acadêmico, provavelmente já deve ter ouvido a seguinte frase: “Viver não cabe no Lattes”, se referindo ao Currículo. Essa frase está sujeita a diversas interpretações.

Hoje faremos a leitura dela sob uma perspectiva peculiar, que é a do que está por trás de experiências profissionais descritas na Plataforma Lattes. Sendo mais claro, queremos saber um pouco mais sobre os bastidores daquele estágio, daquele curso ou até mesmo daquele artigo publicado na melhor revista científica. Resumidamente, queremos descobrir o que o Lattes não te conta, queremos saber o que aquela experiência realmente significou.

Desse modo, vamos iniciar uma série no YouTube contando um pouco mais sobre a vivência dos pesquisadores do CRID, mostrando os bastidores do meio científico.

Nosso primeiro episódio tem como título “Mudanças” com a participação da Dra. Juliana da Costa Silva.