NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

21/06/2021

Oportunidades de bolsas pós-doutorado

05 (cinco) vagas de pós-doutor estão disponíveis nos Departamentos de Farmacologia, Imunologia e Biologia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Faculdade de Farmácia, ambas da USP-RP, junto ao CRID - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Projeto FAPESP-CEPID, Processo 2013/08216-2). O CRID está comprometido com a criação de um ambiente de diversidade e tolerância. Portanto, serão igualmente consideradas as candidaturas de todos aqueles que se qualificarem a vaga, independentemente de cor, gênero, país de origem, identidade de gênero, religião e orientação sexual. As vagas de pós-doutor estão abertas para diferentes projetos, a saber:

 

1. O Laboratório de Biologia Óssea ligado ao Centro de Doenças Inflamatórias (CRID) da USP tem uma vaga de pós-doutorado disponível para trabalhar em projeto translacional sobre o estudo do metabolismo celular como alvo terapêutico para o tratamento de doenças inflamatórias osteolíticas. O foco é desenvolver estudos in vitro e in vivo para investigar como alterações do metabolismo celular induzido pela inflamação regulam a diferenciação e função reabsortiva de osteoclastos. A pesquisa tem o intuito de identificar novos alvos com potencial terapêutico para o tratamento de doenças inflamatórias osteolíticas de interesse do CRID, incluindo artrite reumatóide, osteoartrite e periodontite. É importante ter experiência em cultura de células e em técnicas de biologia molecular, incluindo RT-PCR, Western-blot, transfecção de células. Os candidatos também devem ter autoconfiança, motivação e capacidade de trabalhar em colaboração com os colegas. Favor enviar, até 10 de julho de 2021, para Profa. Dra. Sandra Y Fukada (sfukada@usp.br) os seguintes documentos: curriculum vitae, carta expressando as razões de interesse nesta posição e 2 nomes a serem consultados para recomendação.

2. O Laboratório de Inflamação e Dor (LID) ligado ao Centro de Doenças Inflamatórias (CRID) da USP tem uma vaga de pós-doutorado disponível para trabalhar em projeto translacional sobre a imunopatogênese da imunossupressão pós-sepse. Os candidatos devem ser excepcionalmente motivados, inovadores, devem ser capazes de trabalhar de forma independente e com um ambiente em equipe. O foco é o desenvolvimento de estudos in vivo e in vitro visando determinar os mecanismos moleculares e celulares envolvidos na disfunção do sistema imune celular que acontece após a sepse. É importante ter experiência em com criação de camundongos especiais (Cre/Lox) e em modelos animais de infecção, bem como com metodologias de cultura de células, citometria de fluxo, ELISA. Habilidades adicionais, tais como microscopia confocal e em técnicas de biologia molecular, incluindo RT-PCR, Western-blot, e imuno-histoquímica são uma vantagem. Os candidatos também devem ter autoconfiança, motivação e capacidade de trabalhar em colaboração com os colegas. Favor enviar, até 10 de julho de 2021, para Prof. Dr. Jose Carlos Alves Filho (jcafilho@usp.br) os seguintes documentos: curriculum vitae, carta expressando as razões de interesse na posição e 2 nomes a serem consultados para recomendação.

3 . O Laboratório de Farmacologia Cardiovascular ligado ao Centro de Doenças Inflamatórias (CRID) da USP tem uma vaga de pós-doutorado disponível para investigação do tecido adiposo perivascular (PVAT) como elo de conexão entre o sistema imune e as doenças cardiovasculares e metabólicas. O foco é o desenvolvimento de análises bioquímicas e moleculares que permitam desvendar as potenciais vias pelas quais o sistema imune impacta a função do tecido adiposo perivascular (PVAT). É importante ter sólida formação na área cardiovascular, conhecimentos de imunologia e experiência com culturas celulares, transfecção e transformação, camundongos especiais (Cre/Lox), imunocitoquímica, bioquímica de moléculas e interações moleculares. Favor enviar, até 10 de julho de 2021, para Profa. Dra. Rita C. Tostes (rtostes@usp.br) os seguintes documentos: curriculum vitae, carta expressando sua motivação para a posição, experiência anterior e seus objetivos a curto (2 anos) e médio prazo (5 anos) e 2 nomes a serem consultados para recomendação.

4. O Laboratório de Pesquisa em Doenças Metabólicas (LPDM), membro do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), tem uma vaga de Pós-Doutorado  para o estudo de “Interações entre células imunes e adipócitos termogênicos”. Buscamos candidatos motivados, criativos e com independência em ambiente laboratorial. Entendemos que o sólido senso de ética e responsabilidade, além de habilidades de comunicação e convivência em grupo, são pré-requisitos para um cientista. É esperada experiência em biologia molecular/celular, imunometabolismo, cultura de células, manipulação de animais e experimentos in vivo em roedores (especialmente modelos transgênicos), além de familiaridade ou expertise com métodos de imagem, especialmente microscopia confocal. Será valorizada a experiência prévia com uso de ferramentas de bioinformática para análise de big data. Favor enviar, até 10 de julho de 2021, para Prof. Dr. Luiz Osório Leiria (luizleiria@usp.br) os seguintes documentos: curriculum vitae, carta expressando as razões de interesse na posição e 2 nomes a serem consultados para recomendação.

5. O Laboratório de Imunidade Inata e Patogenicidade Microbiana da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP tem uma vaga de pós-doutorado disponível para trabalhar em projeto translacional voltado para a identificação de fármacos para combate a infecções por protozoários intracelulares. Os candidatos devem ser excepcionalmente motivados, inovadores, devem ser capazes de trabalhar de forma independente e com um ambiente em equipe. O candidato ideal deve ter um grau de doutoramento e formação nas áreas de Parasitologia, Imunologia, Biologia Celular e Molecular ou Bioquímica. É necessária experiência prévia em técnicas como Biologia Molecular, Bioquímica e/ou Imunoparasitologia. Os requisitos são experiência com cultura de células (primárias e de linhagem) ou de parasitas e modelos de doenças infecciosas em animais. Favor enviar, até 10 de julho de 2021, para Prof. Dr. Dario Simões Zamboni (dszamboni@fmrp.usp.br) os seguintes documentos: curriculum vitae, carta expressando as razões de interesse na posição e 2 nomes a serem consultados para recomendação.

 

Informações Gerais para todas as vagas:

Todos devem usar e enviar no assunto do e-mail: “PostDoc_CRID_FAPESP_2021”. 

Os candidatos pré-selecionados serão chamados para uma entrevista por vídeo-chamada. Todos os candidatos devem ter titulação de Doutor obtido nos últimos 7 anos e histórico de publicações em revistas internacionais de boa visibilidade. As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP com duração de até 24 meses e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Os valores da bolsa podem ser conferidos no link https://fapesp.br/valores/bolsasnopais

 

Assine nossa newsletter