29/09/2021

Pesquisadora do CRID recebe Prêmio Thereza Kipnis

A pesquisadora Daniele Nascimento conquistou o prêmio Thereza Kipnis que é concedido ao melhor trabalho científico na área de imunologia translacional ou aplicada. O prêmio é concedido pela SBI a jovens pesquisadores ou alunos de pós-graduação com valor estipulado pela SBI. Os avaliadores do prêmio Thereza Kipnis são nomeados pela diretoria da SBI. O prêmio é entregue ao vencedor durante cerimônia de encerramento do Congresso Anual da SBI.

Flávio Protásio e Tamara Rodrigues, ambos pesquisadores do CRID, receberam menção honrosa nessa mesma edição do prêmio, vale ressaltar que não é a primeira vez que o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias ganha destaque nessa premiação, em anos anteriores outros pesquisadores do grupo foram premiados, veja aqui https://sbi.org.br/premios-thereza-kipnis/.

QUEM FOI THEREZA KIPNIS

Thereza Liberman Kipnis formou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutorado pela USP em 1973. De 1978 a 1992, fez diversos pós-doutorados, incluindo a Universidade de Harvard, National Institutes of Health (NIH) e Instituto Pasteur de Paris. Como Docente do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da USP ajudou a criar o Departamento de Imunologia, onde trabalhou até 1995. Em 1995, tornou-se Professora Titular na Universidade Estadual do Norte Fluninense (UENF), onde atuou como Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, e fundou, juntamente com Prof. Wilmar Dias da Silva o Laboratório de Biologia do Reconhecer. Durante a sua carreira científica, contribui de forma importante para a Imunologia e para a SBI. Faleceu em 2008.