NOTÍCIAS

MENU NOTÍCIAS

29/12/2020

Pesquisadores do CRID demonstram o papel das NETs na dor articular na artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que atinge 1% da população mundial adulta. Um dos seus principais sintomas é a dor articular, que chega a causar incapacitação aos pacientes e é o principal motivo pelo qual buscam auxílio médico. Apesar dos avanços conquistados pela indústria de medicamentos, a dor articular ainda é um sintoma difícil de ser controlado devido aos efeitos colaterais causados pelos medicamentos específicos.

Os neutrófilos são os principais glóbulos brancos presentes no nosso organismo. Estas células são responsáveis pela defesa do nosso organismo. Uma das formas de eliminar agentes extracelulares como bactérias e fungos é através da liberação das redes extracelulares de neutrófilos, mais conhecidas como NETs. Essas redes são formadas por DNA e diversas proteínas, e atualmente sabe-se que podem estar envolvidas com doenças autoimunes.

Os pesquisadores do CRID já haviam demonstrado em estudos anteriores que a migração de neutrófilos para a articulação desempenha um papel fundamental para a gênese da dor articular durante a artrite reumatoide. No presente estudo, os pesquisadores estão demonstrando que as NETs liberadas pelos neutrófilos que migraram para a articulação são as responsáveis pela dor articular. Eles observaram que a inibição ou a degradação das NETs é capaz de reduzir a hiperalgesia em animais artríticos. Investigando os mecanismos pelos quais as NETs desencadeiam a dor articular, os pesquisadores demonstraram que o processo ocorre através do reconhecimento das NETs por receptores encontrados no nosso organismo, chamados receptores do tipo Toll, e que a ativação desses receptores leva à uma sinalização de uma cascata mediadores envolvidos com a dor, em particular de citocinas e prostaglandinas. Além disto, em parceria com membros do Crid que estão envolvidos com projetos clínicos junto ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto foi observado que existe uma correlação entre os níveis de dor articular e as concentrações de NETs em pacientes com artrite reumatoide.

Esse estudo permite um melhor entendimento de como as NETs atuam na artrite reumatoide e traz à tona a possibilidade de novos investimentos no tratamento da dor articular através da inibição dessas redes extracelulares.

Foto: Ayda Henriques Schneider, aluna de doutorado do CRID (bolsista FAPESP orientada pelo professor Fernando de Queiróz Cunha) e colaboradores, pulicaram um artigo na revista Rheumatology evidenciando a participação das NETs na dor articular durante a artrite reumatoide.

 

 

 

Assine nossa newsletter