07/12/2020

Professores da FMRP estão no ranking mundial dos cientistas mais influentes

FONTE: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP estão entre os 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo, de acordo com os dados de um estudo publicado no dia 16 de novembro na revista científica PLOS Biology. A lista conta com 600 cientistas de instituições brasileiras.

O trabalho Updated science-wide author databases of standardized citation indicators foi realizado por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA). O grupo utilizou as citações da base de dados Scopus, que atualiza a posição dos cientistas em relação ao impacto do pesquisador ao longo da carreira, sendo 120 da USP e 17 com vínculo na FMRP, e em relação ao impacto do pesquisador no ano de 2019, sendo 158 da USP e 17 com vínculo na FMRP.

“Este reconhecimento reflete a característica de uma Universidade e de uma Faculdade com forte valorização de pesquisa, o que situou a USP como tendo o maior número de pesquisadores neste ranking, e dentro da USP a FMRP teve grande destaque.”, afirma o professor Rui Alberto Ferriani, diretor da Unidade.

• Lista dos professores da FMRP que estão entre pesquisadores mais influentes em relação ao impacto do pesquisador ao longo da carreira (por ordem alfabética):

Crippa, Jose

Cunha, Fernando

Ferreira, Sérgio H (in memoriam)

Figueiredo, Luiz Tadeu Moraes

Rocha e Silva, Mauricio

Gazzinelli, Ricardo (professor visitante)

Graeff, Frederico Guilherme

Guimarães, Francisco Silveira

Hartfelder, Klaus H.

Kapczinski, Flávio Pereira (orientador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP)

Marin-Neto, José Antonio

Martinez, Roberto

Rossi, Marcos Antonio (in memoriam)

Souza, João Paulo

Squire, Jeremy A.

Tanus-Santos, Jose E.

Zuardi, Antônio W.

• Lista dos professores da FMRP que estão entre pesquisadores mais influentes em relação ao impacto do pesquisador no ano de 2019 (por ordem alfabética):

Crippa, Jose

Cunha, Fernando

Cunha, Thiago M.

Ferreira, Sérgio H (in memoriam)

Figueiredo, Luiz Tadeu Moraes

Furtado, João

Graeff, Frederico Guilherme

Guimarães, Francisco Silveira

Hallak, Jaime Eduardo Cecilio

Hartfelder, Klaus H.

Marin-Neto, José Antonio

Martinez, Roberto

Souza, João Paulo

Squire, Jeremy A.

Tanus-Santos, Jose E.

Zuardi, Antônio W.

O estudo e as tabelas podem ser lidos neste link.