04/08/2023

Queda na produtividade científica internacional

Ano de 2022 registrou queda de produção em 23 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

O relatório

A pesquisa traz informações inéditas da Elsevier-Bori “2022: um ano de queda na produção científica para 23 países, inclusive o Brasil” lançado nesta segunda (24). Os dados são da base Scopus/Elsevier e, para os cálculos, foi usada a ferramenta analítica SciVal/Elsevier. O relatório analisou todos os países que publicaram mais de 10 mil artigos científicos em 2021 — em um total de 51 países.

O documento mostra que o Brasil teve um decréscimo de 7,4% na sua produção científica em 2022 em comparação ao ano anterior. A queda na quantidade de ciência brasileira em 2022 se assemelha à da Ucrânia, país que entrou em guerra naquele ano. Brasil e Ucrânia tiveram a maior perda de produção científica entre os países analisados.

A alteração no ritmo de produção científica significa uma menor produção de conhecimento e menos soluções para questões como tratamento de doenças, melhora no plantio ou enfrentamento da violência urbana. Nenhum país se desenvolve sem forte produção científica.

Apesar dessa constatação, os organizadores entendem que para assegurar dados e conclusões mais taxativas, é imprescindível se considerar outros aspectos como: a quantidade e qualidade dos estudantes formados, o número de patentes internacionais, de citações das publicações em trabalhos científicos, em patentes e em documentos orientadores de políticas públicas, a fração do total de publicações com autores em empresas e a quantidade e qualidade das publicações em temas de interesse estratégico para cada país.

Cenário Internacional

De acordo com o relatório, a produção global teve saldo positivo, apesar de 23 países apresentarem queda no número de artigos publicados quando em comparação a 2021. Nesse cenário, 2022 se tornou o ano com a maior quantidade de países que perderam produção científica na história. O recorde anterior tinha sido em 2002, quando 20 países observaram queda no número de artigos científicos publicados em relação ao ano anterior (2001).

“É muito provável que o decréscimo no último período se deva, em boa parte, aos efeitos da pandemia, especialmente considerando-se o número de países afetados”, diz Carlos Henrique de Brito Cruz, Vice-presidente Sênior de redes de Pesquisa da Elsevier.

Perder ritmo de produção científica significa produzir menos conhecimento e menos soluções para questões como tratamento de doenças, melhora no plantio ou enfrentamento da violência urbana. Nenhum país se desenvolve sem forte produção científica.

Mas e o Brasil?

A produção científica mundial cresceu 6,1% m relação ao ano anterior. Apesar do saldo global positivo, 23 países tiveram queda no número de artigos científicos publicados em 2022 em relação a 2021 — incluindo, de maneira inédita, o Brasil. O país vinha crescendo sua produção de artigos anualmente desde que os dados começaram a ser tabulados (em 1996).

No caso do Brasil, o corte de gastos também foi um fator significativo para as quedas registradas.

Como pode ser observado acima, algumas áreas sofreram maior prejuízo. Ciencias Agrarias foi a area de conhecimento que teve maior queda no numero de artigos com autores: uma queda de 13.7%, de 2021 para 2022. Dentre as universidades de ensino superior, apenas a UFMS não registrou a queda constatada na maior parte do país.

fontes: